Profissionais de Contabilidade participaram da ação voluntária em Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Pato Branco
Centenas de contribuintes puderam esclarecer suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. O Declare Certo, que chegou à sua 18ª edição, é uma ação do SESCAP-PR e aconteceu em um dia especial: 25 de abril, o Dia do Profissional de Contabilidade.
Nesta data, empresários, profissionais e estudantes prestaram atendimento voluntário à população de forma gratuita, em Curitiba e nas cidades de Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Pato Branco. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), sindicatos locais e entidades parceiras.
O presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, destacou que esta é a maior ação de responsabilidade social da entidade e ocorre desde 2004. “O papel do profissional contábil é de extrema importância na economia do País. Nossa intenção é torná-lo público, em uma busca contínua pela valorização profissional, e orientar as pessoas que ainda têm dúvidas pontuais que procurem um contador na hora da Declaração”, disse Lopes.
Maria do Carmo da Silva estava com dúvidas em relação a valores recebidos de herança e, quando soube da campanha, foi até à Boca Maldita, em Curitiba, para receber a orientação. “A campanha é excelente. A orientação é segura e assim eu não corro risco de cair na Malha Fina”, disse.
O diretor de Eventos do SESCAP-PR, Amauri Nascimento, frisou que a campanha é uma maneira de se aproximar dos contribuintes, atualizando-os das novidades da Receita Federal em relação ao Imposto de Renda 2024.
Ação em todo o Brasil
Neste ano, a ação semelhante ocorreu de forma simultânea no Brasil, em uma iniciativa dos SESCAPs e SESCONs do Sistema Fenacon, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, com o slogan “Contador, o maestro da tributação: Declare com quem entende”.
Os profissionais também prestaram orientações sobre como fazer o repasse de parte do imposto de renda (devido) ao Fundo para a Infância e Adolescência e Fundo do Idoso em níveis municipais, estaduais e nacional.
Veja alguns momentosEm Curitiba, o Declare Certo ocorreu na Boca Maldita, no Centro.
Em Cascavel, a ação foi no Calçadão da Av. Brasil.
Em Foz do Iguaçu, o atendimento ocorreu, no Shopping Cataratas JL.
Em Guarapuava, a orientação foi no Calçadão da Rua XV.
Em Maringá, a ação foi na Av. Getulio Vargas.
Em Pato Branco, o evento aconteceu na Praça Presidente Vargas.
Veja mais fotos na Galeria